Thursday, December 4, 2008

Purgatório - Parte I: Introdução

Amada irmã,

Você disse no seu e-mail: Purgatório "é uma doutrina equivocada da Igreja católica, assim como o batismo de crianças e o culto à imagens, etc. A Bíblia diz que depois da morte, segue-se o juízo (Hb. 9.27). Não há uma segunda chance de redenção, tampouco um estágio intermediário de pagamento de pecados para os homens. Até porque não há necessidade, já que o Senhor Jesus já resgatou toda a nossa dívida, quando foi crucificado na cruz do Calvário (Colossenses 2.13,14, aliás, leia todo esse capítulo). A Bíblia diz: olhai para Ele e sereis salvos (Is. 45:22)."

Eu sei que a verdade de Deus é de primeira importância para você assim como é para mim. E assim como você, eu nunca poderia crer algo que vejo que contradiz o ensinamento da Escritura Santa, ou diminui o sacrifício perfeito que Jesus fez na cruz, nem um ensinamento que mine fé em Deus, específicamente fé que é Ele que salva pela graça e que nós dependemos totalmente n’Ele, contribuindo nada a nossa salvação.

Então, eu lí sua resposta sobre a doutrina de Purgatório e quero falar sobre o que eu descubrí dos meus estudos. Pois é, recentemente eu tenho estudado a Bíblia e doutrina cristã atravez a história e eu estou vendo que há muito mal entendimento sobre muitas doutrinas que sempre fizeram parte do cristianismo ortodoxo. Por exemplo, você disse que a doutrina de Purgatório é equivocada, sugerindo que a idéia de Purgatório não é compatível com o juizo que segue a morte, também que Purgatório significa uma “secunda chance de redenção” onde pessoas fazem “pagamento de pecado,” e que, por isso, a doutrina insulta o sacrifício perfeito de Cristo porque ela implica que nossa salvação depende de nossos esforços além de graça divina ou que Cristo não pagou tudo. Sabe, eu concordaria com você se isso foi a doutrina de Purgatório, mas o que você parece ter em mente certamente não é a doutrina. Eu lí os ensinamentos e as doutrinas officias, e a Igreja Católica nunca ensinou que algo mais que o sacrifício de Cristo paga nossos pecados para obter perdão. Ela sempre condenava os ensinamentos que dizem que nós contribuimos para a nossa salvação e santidade além do que fazemos por graça. Sempre ensinava salvação é de graça somente. A doutrina verdadeira de Purgatório não é uma doutrina equivocada ou algo adicionado a doutrina verdadeira de cristianismo. Eu descobrí que a doutrina real de Purgatório sempre fez parte da doutrina ortodoxa desde do início, e é totalmente consistente com os ensinamentos de Jesus e os apóstolos que lemos nas Escrituras, pois originou com eles. Portanto, é a negação dessa doutrina que é equivocada.

Eu oro que você considere cuidadosamente o que eu aprendí e vou dizer. No seguinte, apresentarei (1) a doutrina verdadeira de Purgatório que era crida desde do início da Igreja (embora, como outras doutrinas, por exemplo da Trindade, a explicação de Purgatório foi elaborada sobre tempo) e (2) sua base em (A) a Bíblia, (B) a história do que cristãos sempre criam e ensinavam, e (C) bom senso.

No comments: